LATÃO

O latão, assim como outros metais, tende a oxidar e escurecer com o tempo. Eles podem ganhar uma beleza peculiar nesse processo, mas se você quiser garantir que ele fique do jeitinho que você o viu pela primeira vez, pode usar abrasivos para prataria - como Kaol ou Brasso - e com auxílio de uma flanela macia fazer a limpeza da peça.

Você também pode limpar sua peça com pasta de dente. É só pegar um pouquinho de pasta, espalhar e esfregar com os dedos. A pasta vai ficar um pouco esverdeada. Isso
é sinal que sua peça está clareando. Depois é só limpar na água corrente e secar com uma flanela.

Também tem uma receita caseira que nós testamos e funciona ;)
Ingredientes: 1/2 l de agua, 1 cs de sal, 2 cs de vinagre.
Misture os ingredientes, aplique a solução e passe um pano macio para retirar todos os resíduos. Para finalizar, lustre a peça com um pano seco.

Nossas peças de latão escovado acompanham uma manta abrasiva para limpeza. Você pode usa-la para limpeza e recuperação da textura :)

Guarde a peça na embalagem quando não a estiver usando.

 

ATANADO

Aqui na Umana, só utilizamos couro de curtimento vegetal na produção de nossas peças. Esse couro é conhecido como couro atanado ou couro vegetal.

De origem animal, o que o diferencia dos demais couros é o processo de preparação da pele. O atanado é curtido sem uso de metais pesados, que são substituidos
por taninos vegetais, derivados de matéria organica, como cascas de árvores, raizes e folhas. É um processo artesanal centenário, natural, menos poluente e agressivo ao meio ambiente.

Esse couro possui propriedades sutis que fazem toda diferença. Além de apresentar um cheiro típico - o famoso "cheiro de couro" - ao longo da vida, o atanado apresenta um envelhecimento natural com características impossíveis de serem produzidas em série. Ele ganha forma e marcas de uso que fazem com que a sua peça seja única. Como ela, nunca existirá outra :)

A pele, quando usada na sua cor natural, clarinha, queima com o passar dos anos. A oxidação dos óleos presentes no couro, potencializada pela luz e o tempo, criam um “bronzeado” orgânico que deixa o couro cada vez mais único e autêntico. O uso faz com que a peça ganhe brilho, por meio de um polimento que acontece no dia a dia ao colocar e tirar a carteira no bolso, passar o cinto pela passante da calça ou o atrito da bolsa com nossas roupas. Não é à toa que escutamos tanto que quanto mais velho o couro, melhor e mais bonito ele é. 

Sua peça de couro pode te acompanhar por muitos e muitos anos, quando bem cuidada. Para isso, evite molhá-la e a hidrate sempre que necessário. A exposição ao sol e o ar seco podem ressacar sua peça, assim como acontece com a sua pele. Você pode limpá-la sempre que precisar com um pano limpo e seco.